TRILHAS ECOLÓGICAS COM ORIENTAÇÃO PARA PESSOAS SURDAS

Autores

  • Rubens Venditti Jr Unicamp, Metrocamp, Unasp
  • Paulo Ferreira de Araújo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i3.3601

Palavras-chave:

Trilha Ecológica, Surdo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sensoriomotor, Atenção Sensorial-perceptiva, Orientação Motora.

Resumo

Esta pesquisa analisa a viabilidade de se relacionar pessoas surdas com práticas em ambientes naturais (“trekkings”). A estruturação destas trilhas ecológicas adaptadas como atividade orientada aos surdos contribuiu ao desenvolvimento de habilidades motoras e estimulação sensório-perceptiva. Resultados: práticas físicas regulares e contato com a natureza, muito restritos aos surdos; utilização da comunicação de sinais para resolução de tarefas motoras pelo grupo; intensificação das relações interpessoais e oportunidades de convívio social, reforçando assim a inclusão e participação sociocultural, dentre elas o acesso ao lazer e ecoturismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Venditti Jr, Unicamp, Metrocamp, Unasp

Graduado (licenciatura e bacharelado) em Educação Física, Mestrado em Pedagogia do Movimento na área de concentração de Aspectos Psicológicos do Movimento Humano e atualmente Aluno de Doutorado no mesmo departamento na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Professor Universitário das Faculdades Metrocamp (Campinas) e UNASP (São Paulo) nas disciplinas Psicologia do Esporte,Educação Física Adaptada, Esportes Adaptados, Atividades Gímnicas e Pedagogia do Esporte. Professor convidado e auxiliar em disciplinas e módulos de especialização na UNicamp (Pedagogia do Esporte escolar), UNITAU (Educação Física Escolar) e especialização à distância (Unb-Brasília/ orientação de trabalhos de conclusão). Professor efetivo do estado de Sào Paulo (PEB II) em Educação Física Escolar no ensino fundamental de primeira a quarta série.

Paulo Ferreira de Araújo, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas; Mestrado em Administração Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Doutorado em Educação Física, na área de Atividade Física e Adaptação (FEF-Unicamp); Livre Docente em Educação Física, na Faculdade de Educação Física da Unicamp. Diretor Associado da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Downloads

Publicado

2008-12-04

Como Citar

VENDITTI JR, R.; DE ARAÚJO, P. F. TRILHAS ECOLÓGICAS COM ORIENTAÇÃO PARA PESSOAS SURDAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 269, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i3.3601. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/3601. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais