DANÇA ALÉM DA VISÃO: POSSIBILIDADES DO CORPO CEGO

Autores

  • Clotildes Maria de Jesus Oliveira Cazé Colégio Militar de Salvador / Colégio Estadual Adroaldo Ribeiro Costa
  • Adriana da Silva Oliveira UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i3.3592

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Movimento, Corpo, Dança, Autonomia.

Resumo

O artigo suscita reflexões sobre as possibilidades do corpo cego e a interação com a dança na construção da autonomia. Autores como Fleming, Frazão e Lusseyran apontam questões sobre a rede tecida pelos sentidos na formação de imagens sensório-motoras pelo deficiente visual. Damásio contribui para o entendimento de emoção e razão; Llinás explica a construção do movimento baseado na Neurociência; Katz traz a Teoria do Corpomídia para pensar a dança como cognição. As considerações finais observam a dança como parte do conhecimento humano sendo um espaço que possibilita o entrelaçamento de saberes, visto que o ser humano se constrói em rede pelo imbricamento entre corpo, ambiente e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clotildes Maria de Jesus Oliveira Cazé, Colégio Militar de Salvador / Colégio Estadual Adroaldo Ribeiro Costa

Mestranda em Dança pelo PPGDança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Ginástica Rítmica (UNOPAR, 2003) e Psicopedagogia (CEP/MEx/UFRJ, 1998). Graduada em Educação Física (UCSal, 1982). Professora de Ensino Médio e Fundamental no Colégio Estadual Adroaldo Ribeiro Costa e Colégio Militar de Salvador. Interesse em áreas relacionadas à arte e ciência do movimento, estudos do corpo, complexidade, neurociências, dança, ginástica rítmica.

Adriana da Silva Oliveira, UFBA

Mestranda em Dança pelo PPGDança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Conclui especialização em Terapia Manual e Postural em Londrina/PR (ETMP/CESUMAR/2008). Graduada em, Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (FBDC, 2004). Contempla áreas relacionadas à arte e ciência do movimento, estudos do corpo, envelhecimento, complexidade, dança e inclusão social. neurociências.

Downloads

Publicado

2008-12-04

Como Citar

CAZÉ, C. M. de . J. O.; OLIVEIRA, A. da S. DANÇA ALÉM DA VISÃO: POSSIBILIDADES DO CORPO CEGO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 293, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i3.3592. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/3592. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios