O MÉTODO PILATES NO BRASIL SEGUNDO A NARRATIVA DE ALGUMAS DE SUAS INSTRUTORAS PIONEIRAS

Autores

  • Christiane Garcia Macedo UFRGS - Doutoranda
  • Aline Nogueira Haas UFRGS - Professora Doutora
  • Silvana Vilodre Goellner UFRGS - Professora Doutora

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.33725

Palavras-chave:

Método Pilates. Dança. História.

Resumo

O objetivo deste artigo é reconstruir a história da inserção do Método Pilates no Brasil, com foco na relação entre a formação de algumas de suas instrutoras pioneiras e os investimentos necessários para a implantação da prática no país. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se na História Cultural e na História Oral com a realização de seis entrevistas. Da análise das entrevistas e no diálogo com outras fontes tais como livros e artigos, destacamos que sua inserção no Brasil se dá por intermédio de pessoas que fizeram sua formação nos Estados Unidos e que envolvem três diferentes linhas de intervenção. A consolidação do Método acontece quando se dá a implantação de locais com equipamentos específicos, ampla divulgação e, sobretudo, a formação de novos instrutores no próprio país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Garcia Macedo, UFRGS - Doutoranda

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2007) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da Rede Municipal de Ensino de Goiânia - GO (2008-2013). Atualmente é doutoranda no PPGCMH - UFRGS. É integrante do Grupo de Estudos sobre Esporte, Cultura e História e do Centro de Memória do Esporte (UFRGS) atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, dança, história e memórias. (http://lattes.cnpq.br/0872217208171466 )

Aline Nogueira Haas, UFRGS - Professora Doutora

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutora em Medicina y Cirurgía - Universidad de Cádiz (1999). Especialista em Ciências do Esporte, pela PUCRS, em 1997, e, no Método Pilates pela The Studio Pilates Brasil , 1999, e pela Power Pilates , 2006. Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e Coordenadora do Curso de Especialização no Método Pilates da UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Corpo e Educação. Bailarina com formação em ballet clássico no Ballet Studio Maria Cristina Fragoso (1985). Possui cursos de formação em dança moderna e contemporânea, danças de salão, danças folclóricas, dança jazz, dança espanhola e no método Pilates. Desenvolve pesquisas na área da dança há aproximadamente 10 anos. Autora do livro Ritmo e Dança: aspectos gerais editado e lançado no ano de 2003 e do Livro "Expressão corporal: aspectos gerais" editado e lançado no ano de 2008. Já publicou vários artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Membro da International Association for Dance Medicine anda Science. Membro e Professora Certificada pela Pilates Method Alliance (PMA). (http://lattes.cnpq.br/6600425096998622)

Silvana Vilodre Goellner, UFRGS - Professora Doutora

Licenciada em Educação Física pela UFSM, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutora em Educação pela UNICAMP e pós-doutora pela Faculdade do Desporte da Universidade do Porto (Portugal). Professora na graduação e pós-graduação do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) no período 2006-2008. Coordena o Centro de Memória do Esporte da ESEF/UFRGS e o GRECCO - Grupo de Estudos sobre Esporte,Cultura e História. Compõe a coordenadoria do Núcleo da Rede CEDES na UFRGS. Ex-Editora da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), periódico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte ((2005-2007) e da Revista Movimento. Membro do IASI (International Association of Sport Documentation). Coordenadora do Grupo Temático Gênero e Ciências do Esporte, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e do Simpósio Temático "Gênero e Praticas corporais e esportivas" do Seminário Internacional Fazendo Gênero. Integra o coletivo Guerreiras Project. Tem experiência na área de educação física, com ênfase em história e gênero atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, história do corpo e da educação física e esportes, documentação e informação e memória. (http://lattes.cnpq.br/2260335592246715)

Downloads

Publicado

2015-09-29

Como Citar

MACEDO, C. G.; HAAS, A. N.; GOELLNER, S. V. O MÉTODO PILATES NO BRASIL SEGUNDO A NARRATIVA DE ALGUMAS DE SUAS INSTRUTORAS PIONEIRAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i3.33725. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33725. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais