AUTOPERCEPÇÃO DA SAÚDE DE IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DE HIDROGINÁSTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Vanessa Helena Santana Dalla Déa Universidade Federal de Goiás
  • Elen Cristine Gomes Prado Universidade Federal de Goiás
  • Jéssica Felix Nicacio Martinez Universidade Federal de Goiás
  • Tadeu João Ribeiro Baptista Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.28568

Palavras-chave:

Idoso, Saúde, Atividade Física.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender quais os conceitos de saúde dos os idosos participantes do projeto de extensão de hidroginástica na Universidade Federal de Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como técnica de coleta de dados o Grupo Focal. Participaram deste estudo cinco idosos, que em pesquisa anterior utilizaram o termo saúde para pontuar os seus objetivos com a prática da hidroginástica. Categorizando as falas percebeu-se nos discursos uma aproximação do conceito de saúde ampliada, e desta forma transcende a esfera das atividades clínicas e assistenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Helena Santana Dalla Déa, Universidade Federal de Goiás

Bacharelado em Educação Física - Unicamp

Mestrado e Doutorado em Atividade Física, adaptação e saúde.

Projessor adjunto da UFG, departamento de Educação Física

Na disciplina: Metodologia de ensino e pesquisa em natação.

 

Elen Cristine Gomes Prado, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Bacharelado em Educação Física - UFG

Participante da extensão e pesquisa em práticas aquáticas na FEF/UFG.

Jéssica Felix Nicacio Martinez, Universidade Federal de Goiás

Professora Assistente da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e pós-graduação pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família/FURB (2009). Atualmente realiza pesquisa de doutoramento (Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás - 2010) nos Nucleos de Apoio à Saúde da Família de Goiânia/GO.

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1989), Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira (1991) e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1995). É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2001). É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007). Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde atua como Docente no curso de Educação Física. É pesquisador dos Grupos de pesquisa LABPHYSIS - Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza e COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, atividade física, indústria cultural e saúde.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

DALLA DÉA, V. H. S.; PRADO, E. C. G.; MARTINEZ, J. F. N.; BAPTISTA, T. J. R. AUTOPERCEPÇÃO DA SAÚDE DE IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DE HIDROGINÁSTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i4.28568. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28568. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais