FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAIS

Autores

  • João Paulo Fernandes Soares Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - Campus Governador Valadares).
  • Aline Laila Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ludmila Mourão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Susana América Ferreira
  • Letícia Moreira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.26798

Palavras-chave:

Atividades de Lazer. Políticas Públicas. Formação Profissional.

Resumo

Este estudo busca identificar os saberes mobilizados na atuação profissional no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), no município de Ubá/MG. O método de pesquisa foi o estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram um questionário e entrevistas individuais, aplicados a um grupo de 12 agentes sociais e 3 coordenadoras do PELC, respectivamente. Os agentes sociais e coordenadoras ressaltaram que os saberes predominantemente mobilizados são os experienciais, oriundos de vivências anteriores ao curso de graduação, em que os conteúdos físicos e esportivos foram predominantes. Destaca-se a necessidade de ampliar e acionar outros saberes científicos e investir na formação continuada dos profissionais que atuam no campo das políticas públicas de esporte e lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Fernandes Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - Campus Governador Valadares).

Mestre em Educação Física (UFJF/UFV).  Pós Graduado em Lazer (UFMG). Graduado em Educação Física (UFV). Professor do Departamento de Educação Física (UFJF - Campus Governador Valadares). Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GEFSS - UFJF - CNPq) e do Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS - UFJF GV - CNPq).

Aline Laila Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação Física (UFJF - UFV). Pós graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (UFJF). Professora da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GEFSS - UFJF - CNPq).

Ludmila Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação Física (UGF). Professora Adjunta do curso de Graduação e Pós-graduação (Mestrado). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Educação Física e     Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).    Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GEFSS - UFJF - CNPq).

Susana América Ferreira

Mestre em Educação Física (UFV/UFJF). Graduada em Educação Física (UFV). Membro do Grupo de Estudos da Pessoa Idosa (GEPI - UFJF GV).

Letícia Moreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação Física (UFJF-UFV); Graduada em Educação Física (UFJF). Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GEFSS - UFJF - CNPq).

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

FERNANDES SOARES, J. P.; GOMES, A. L.; MOURÃO, L.; FERREIRA, S. A.; MOREIRA, L. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i3.26798. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26798. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais