REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE GOIÁS ENTRE 2004 E 2010

Autores

  • Anegleyce Teodoro Rodrigues FEF/UFG
  • Néri Emilio Soares Junior IFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.22150

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Educação Física, Currículo

Resumo

Este estudo tem o objetivo discutir a reforma curricular realizada no Estado de Goiás nos anos 2004 a 2010. Foi identificado o trabalho desenvolvido pelaeducação física e analisado os fundamentos e os elementos constitutivos de sua proposta curricular.Foi realizada análise documental da Reorientação Curricular do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás.A proposta curricular parece ter sido conduzida de forma descentralizada, ou seja, a partir do diálogo com os professores das escolas e sua fundamentação está ancorada em uma abordagem crítica de educação e Educação Física.Recomenda-se que outros estudos sejam realizados, procurando analisar de forma empírica, os impactos desta política curricular na realidade escolar concreta do Estado de Goiás.

 

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Biografia do Autor

Anegleyce Teodoro Rodrigues, FEF/UFG

Possui formação básica de Licenciatura em Educação Física pela FEF/UFG (1996). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação FE/UFG (1998), Especialização em Educação Física Escolar pela FEF/UFG (1999), Mestrado em Educação Brasileira pela FE/UFG (2001) e Doutorado em Educação pela FE/UFG (2011). Atualmente é professora adjunto I da FEF/UFG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em educação básica, formação de professores, didática e prática de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, currículo, organização do trabalho pedagógico, política educacional, universidade e ensino de graduação.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773751E8

Néri Emilio Soares Junior, IFG

Graduado em Educação Física (2001) e especialista em Educação Física Escolar (2004) pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é mestre em Educação (2010) pela Uiversidade de Brasília. Atua na área Educação, e tem realizado pesquisas abordando as seguintes temáticas: Educação Física, Políticas Públicas Educacionais e Formação Inicial de Professores.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758359J3

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Publicado

2014-03-10

Como Citar

RODRIGUES, A. T.; SOARES JUNIOR, N. E. REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE GOIÁS ENTRE 2004 E 2010. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.22150. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/22150. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais