METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores

  • Inácio Brandl Neto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Doutora em Psicologia Educacional (PUC) e Profª do Programa de Doutorado em Educação Física da USJT. Endereço: USJT, Rua Taquari, 546 – Mooca, São Paulo, SP. CEP: 03166-000 Tel: (11) 9898-6033
  • Maria Luiza de Jesus Miranda Doutora em Psicologia (USP) e Professora do Programa de Doutorado em Educação Física da USJT Endereço: USJT, Rua Taquari, 546 – Mooca, São Paulo, SP. CEP: 03166-000 Tel: (11) 2799-1637

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.18184

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Metodologias, Produção de conhecimento (Bibliometria).

Resumo

O tema refere-se à produção de conhecimento sobre metodologias de ensino utilizadas na Educação Física Escolar. O objetivo foi identificar as abordagens metodológicas dos estudos e analisá-las. A pesquisa foi uma Revisão Sistemática. Buscaram-se publicações recentes e as informações foram coletadas em três bases de dados. Verificou-se o tipo de pesquisa, os instrumentos e outros detalhamentos. A palavra-chave básica foi “ensino”. Constataram-se poucas publicações, pois de 470 registros, somente 40 estavam relacionados ao assunto. O tipo de pesquisa mais utilizado foi a descritiva (25), e as entrevistas (23), as observações (21) e os questionários (14), foram os instrumentos mais utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inácio Brandl Neto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Gradualdo em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978) e mestrado em Educação Área de Concentração Educação Motora pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998), Doutorando em Educação Física pela USJT.Professor titular do Curso de Educação Física, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, membro do GEPEFE.

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Doutora em Psicologia Educacional (PUC) e Profª do Programa de Doutorado em Educação Física da USJT. Endereço: USJT, Rua Taquari, 546 – Mooca, São Paulo, SP. CEP: 03166-000 Tel: (11) 9898-6033

Graduada em Educação Física (1979) e em Pedagogia (1985) com Habilitação em Administração Escolar , ambas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1991) e doutorado em Educação: Psicologia da Educação (1997), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Sao Judas Tadeu atuando na graduação, mestrado e doutorado em Educação Física. Coordena o ECOLE - Espaço de Conhecimento do Lazer e do Esporte na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em aspectos pedagógicos e curriculares, principalmente nos temas: educação física escolar, currículo, didática, formação profissional e motricidade humana. Membro da Red Latino Americana de Monitoreo y Evaluación e da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação.Diretora Nacional do Projeto de Cooperação Internacional SEME-UNESCO para aprimoramento do Clube escola.

Maria Luiza de Jesus Miranda, Doutora em Psicologia (USP) e Professora do Programa de Doutorado em Educação Física da USJT Endereço: USJT, Rua Taquari, 546 – Mooca, São Paulo, SP. CEP: 03166-000 Tel: (11) 2799-1637

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente Coordena o Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, níveis Mestrado e Doutorado. É docente, também, no mestrado em Ciências do Envelhecimento. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior e foi uma das idealizadoras da proposta de educação física para idosos baseada na educação dialógica de Paulo Freire e no ideário da Promoção da Saúde, implementada no projeto de extensão Projeto Sênior para a Vida Ativa. Tem experiência na área de Educação Física, nos contextos escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física e envelhecimento; educação física e promoção da saúde; programas de educação física com ênfase nos aspectos psicossociais e pedagógicos; música e bem-estar subjetivo; educação para o autocuidado com a saúde na velhice.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

BRANDL NETO, I.; SILVA, S. A. P. dos S.; MIRANDA, M. L. de J. METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.18184. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18184. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais