O FINANCIMANTO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIÂNIA: O FUNDEF E SEUS OBJETIVOS ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA

Autores

  • Márcio Vinício de Brito Cirqueira
  • Francisco Hudson Lustosa
  • Maria Dalva de Andarade

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v2i0.154

Resumo

Este artigo é um resumo do "Relatório Acerca da Apuração da Receita e a Realização das Despesas Relativas aos Recursos do FUNDEF/98 no Município de Goiânia", apresentado junto à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), referente à conclusão da pesquisa "O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério – FUNDEF e o Financiamento do Ensino Fundamental: Sua Implantação no Município de Goiânia - Estudo de Caso". Nele discutimos o financiamento do ensino fundamental do município de Goiânia, diante de dados coletados junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás e à luz de bibliografia (com ênfase em autores como Nicholas Davies, João Monlevade e José Carlos Melchior) relativa ao estudo do financiamento do ensino no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: financiamento - restituição - arrecadação - ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Vinício de Brito Cirqueira

Prof. da faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, Licenciado em Educacação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Educação brasileira pela Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

CIRQUEIRA, M. V. de B.; LUSTOSA, F. H.; ANDARADE, M. D. de. O FINANCIMANTO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIÂNIA: O FUNDEF E SEUS OBJETIVOS ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 2, p. 172–179, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v2i0.154. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/154. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais