EDUCAÇÃO FÍSICA E TELEVISÃO: REFLEXÕES SOBRE SENSIBILIDADE, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO

Autores

  • Allyson Carvalho Araújo UEPA
  • Karenine Oliveira Porpino UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.1112

Palavras-chave:

Esporte, Educação Física, Tecnologia.

Resumo

Este estudo parte do princípio de que o conhecimento da Educação Física é, eminentemente, vivencial e reconhece que a tecnologia da informação, especificamente a comunicação de massa, é capaz de transmitir informação para um grande público, modificando a vivência das práticas corporais tematizadas pela Educação Física. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar como o aparato tecnológico, em especial a televisão, interfere na apropriação do conhecimento na Educação Física, com base na reflexão sobre o esporte. Assim, utilizamos o olhar estético sobre o telespetáculo esportivo e a análise de conteúdo para trabalhar com discursos de profissionais. Além disso, apontamos para a revisão de alguns conceitos pertinentes à área, tais como corpo, sensibilidade e conhecimento. PALAVRAS-CHAVE: esporte – Educação Física – tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allyson Carvalho Araújo, UEPA

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, também é especialista em "Corpo e Cultura de Movimento" e mestre em Educação, ambos pela mesma instituição. Atualmente atua na Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Karenine Oliveira Porpino, UFRN

Professora do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2007-09-13

Como Citar

ARAÚJO, A. C.; PORPINO, K. O. EDUCAÇÃO FÍSICA E TELEVISÃO: REFLEXÕES SOBRE SENSIBILIDADE, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 15–31, 2007. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.1112. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1112. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais