GRAMSCI, AMERICANISMO E FORDISMO E A EDUCAÇÃO DO CORPO

Autores

  • Marcelo Paula Melo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.10739

Palavras-chave:

Gramsci, Americanismo e Fordismo e educação do corpo

Resumo

Resumo: Antonio Gramsci certamente não teorizou nos Cadernos do Cárcere nenhum aspecto específico do campo da educação física. Apesar disso, suas considerações, sobretudo no Caderno 22 (Americanismo e Fordismo) trazem questões relevantes para pensarmos o papel do corpo na mudança de tipo de capitalismo que adentrava na Europa dos anos 1930. Considerando que essas bases de funcionamento dessa sociedade espraiaram-se para quase todo o globo, é de suma importância para o conjunto dos educadores a compreensão de como o capital não se descuidou de uma pedagogia do corpo, que incluía, mas não se esgotava nas práticas corporais via esporte e a disciplina curricular educação física.

Palavras-chaves: Gramsci, Americanismo e Fordismo, educação do corpo, dominação

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Biografia do Autor

Marcelo Paula Melo

Graduado em educação física (UFRJ). mestre em educação (UFF) e doutorando em serviço social (UFRJ).

professor da UNIABEU e FAETEC

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Publicado

2012-06-06

Como Citar

MELO, M. P. GRAMSCI, AMERICANISMO E FORDISMO E A EDUCAÇÃO DO CORPO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.10739. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10739. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios