Religião no Centro-Oeste: entre a tradição e a modernidade

Autores

  • CAROLINA TELES LEMOS UCG

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v9i1.214

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta um olhar analítico sobre o panorama religioso da Região Centro-Oeste, palco de tão grande riqueza de formas de expressões religiosas, como festas das irmandades e romarias, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), nova era e neopentecostalismo. Considerando a complexidade e a variedade dessas expressões religiosas, e também a percepção de que essa região tem passado por um acelerado processo de urbanização em tempos muito recentes, e por esse motivo em seu seio coexistem novas (modernas) e velhas (tradicionais) formas de convivências e de valores socioculturais, este será o eixo teórico sobre o qual versará nossa análise. Palavras-chave: religião; Centro-Oeste; tradição; modernidade; fronteira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CAROLINA TELES LEMOS, UCG

Doutora em Ciências Sociais e da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); professora no Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Goiás. E-mail: cetelemos@uol.com.br

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

LEMOS, C. T. Religião no Centro-Oeste: entre a tradição e a modernidade. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 51–64, 2007. DOI: 10.5216/sec.v9i1.214. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/214. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê