Religiosidade contemporânea brasileira: estilo de vida e flexibilidade

Autores

  • DEIS SIQUEIRA

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v9i1.209

Resumo

Resumo: O texto ancora-se, em particular, em uma pesquisa que está sendo desenvolvida há mais de dez anos sobre novas religiosidades, na UnB/CNPq. Este é um dos fenômenos mais instigantes do campo religioso brasileiro, ainda que quantitativamente insignificante, sobretudo se comparado com o crescimento do neopentecostalismo. Embora as estratégias, as composições, em torno do que seja “estilo de vida” sejam distintas, ensaia-se uma reflexão comparativa entre ambos, ancorada na relação inclusão/exclusão da modernidade, em um mundo cada vez mais globalizado. Nesse sentido, o eixo analítico enfatizado é a exigência crescente de um “eu reflexivo”, tal como sugerido por Giddens. Palavras-chave: religião, novas religiosidades, neo-pentecostalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DEIS SIQUEIRA

Pesquisadora do CNPq/Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Coordenadora da Pesquisa sobre  Novas/Alternativas Religiosidades desde 1994 (FAP-Df/ CNPq/UnB).

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

SIQUEIRA, D. Religiosidade contemporânea brasileira: estilo de vida e flexibilidade. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 13–26, 2007. DOI: 10.5216/sec.v9i1.209. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/209. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê