Os Xerente: estrutura, história e política

Autores

  • Ivo Schroeder Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v13i1.11174

Palavras-chave:

índios Xerente, história e memória social, aldeamento Theresa Christina, sociedades dualistas, estrutura social e política indígena.

Resumo

O campo da política entre os Xerente dialoga com sua estrutura social e aqui é abordado a partir de sua distribuição espacial em dezenas de aldeias relativamente autônomas. A fundação de aldeias replica e fortalece uma estrutura social que opera por oposições entre lados ou turmas. Uma sociedade assim fragmentada, contudo, é capaz de ações concertadas na defesa de interesses coletivos. A não ser nesses eventos fugazes, porém, os interesses dos grupamentos se impõem e a representação política é suspeita. A memória social, povoada pelas histórias da má escolha, quando jogaram fora as novidades dos brancos, se vê mobilizada para uma aproximação das políticas públicas e da forma de fazer política do branco, em que de novo eles se apresentam em turmas, pois esta é a forma própria de ser AkwO campo da política entre os Xerente dialoga com sua estrutura social e aqui é abordado a partir de sua distribuição espacial em dezenas de aldeias relativamente autônomas. A fundação de aldeias replica e fortalece uma estrutura social que opera por oposições entre lados ou turmas. Uma sociedade assim fragmentada, contudo, é capaz de ações concertadas na defesa de interesses coletivos. A não ser nesses eventos fugazes, porém, os interesses dos grupamentos se impõem e a representação política é suspeita. A memória social, povoada pelas histórias da má escolha, quando jogaram fora as novidades dos brancos, se vê mobilizada para uma aproximação das políticas públicas e da forma de fazer política do branco, em que de novo eles se apresentam em turmas, pois esta é a forma própria de ser Akwe Ktabi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Schroeder, Universidade de São Paulo


Downloads

Publicado

2010-08-31

Como Citar

SCHROEDER, I. Os Xerente: estrutura, história e política. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 67–78, 2010. DOI: 10.5216/sec.v13i1.11174. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/11174. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê