OPSIS

Publicação semestral da Unidade Acadêmica Especial História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão. No momento, de acordo com a avaliação da CAPES, a revista foi classificada como QUALIS nacional A2, está cadastrada junto às seguintes portais e bases indexadoras de periódicos:
Academic Journal Database: http://journaldatabase.org
Diadorin: http://diadorim.ibict.br/
DOAJ – Directory of Open Acess Journals: http://www.doaj.org
GeoDados: http://geodados.pg.utfpr.edu.br/
Latindex Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal: http://www.latindex.unam.mx/
Periódicos da Capes: http://www.periodicos.capes.gov.br/
Portal do SEER: http://seer.ibict.br/
Sumários de Revistas Brasileiras: www.sumarios.org
A OPSIS está aberta à contribuições de docentes e pesquisaress e pesquisadoras nas áreas de Ciências Humanas e Artes.
Apoio PROAPUPEC/UFG, DEPECAC/CAC/UFG ISSN (eletrônico): 2177-5648

Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS Volume 15 número 02 jul/dez 2015

 
DESCOLONIZAR AS CIÊNCIAS HUMANAS:
CAMPOS DE PESQUISA, DESAFIOS ANALÍTICOS E RESISTÊNCIAS

Submissões de Artigos até 30/06/2015

A proposta deste novo número da OPSIS convida para a produção de abordagens que assinalem perspectivas pós-coloniais nas Ciências Humanas.
Inseridos num mundo de variedade inumerável, viabilizadores de múltiplas formas de fabricação do mundo, somos, permanentemente, apresentados a interessantes virtualidades, realizações, potencialidades e resistências.
Trata-se de apresentar e revelar singularidades, fundamentos, perceptos, configurações estéticas, corporizações analíticas, agenciamentos libertários ou emancipatórios que dimensionem "compromissos de alteridades", "processos transculturativos", críticas e políticas numa interseção histórica pós-identitária, pós-colonial e pós-moderna.
Buscamos um rol de reflexões que realizem a crítica das instituições sociais e suas práticas simbólicas com existência concreta, visível e social, construindo um outro lugar singular para as Ciências Humanas e Sociais, capaz de novas práticas instituintes, com novos conteúdos e outras interpretações do mundo que portem modos de conhecimento associados à criação e à inventividade artísticas.
Bem sabemos que estas transformações de alcance “global” acontecem num mundo que é um produto histórico de um desenvolvimento regional diferencial, que adquire hoje uma expressão de colonialidade global. A emergência de multitudes de fenômenos glocais, que fazem tanto dos entornos urbanos como agrários localizações de visibilização das ausências impostas pelas dinâmicas da colonialidade, constituem um desafio para as Ciências Humanas e a descolonialidade em sua ampla diversidade plástica.
Nossa perspectiva crítica parte da evidência da produção histórica de uma diferença colonial cujo objeto é sujeitar formas de vida diferentes, invisibilizar sua existência, e suas formas de conhecimento e cosmovivências.
Neste sentido, o convite é para análises que portem uma proposta potente de renovação epistêmica das Ciências Humanas que devem, criticamente, tomar um posicionamento avançado na inovação criativa que as sociabilidades demandam às ciências com a necessidade de dar respostas à dispersão da diversidade em suas múltiplas formas e as tensões de reposicionamento global.
A emergência da interpretação da globalização numa perspectiva pós-colonial nos anos 90, somou-se às propostas pós-modernas, pós-estruturalistas e feministas para a ampliação das abordagens críticas em Ciências Humanas e Sociais e são estes movimentos críticos e analíticos que buscamos revelar, apresentar e dimensionar.
Organizadores:
Àngeles Castaño Madroñal, Universidad de Sevilla
Juan Carlos Gimeno Martín, Universidade Autônoma de Madri
José Luiz Solazzi , Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
 
Publicado: 2015-04-26
 

INFORME DA COMISSÃO EDITORIAL

 
Caras colaboradoras e colaboradores


Informamos que a partir de 2015 a OPSIS – Revista da Unidade Acadêmica Especial História e Ciências Sociais – UFG/Regional Catalão deixará de publicar a versão impressa, e manterá apenas sua versão eletrônica.

As novas normas para publicação já estão disponíveis na página da revista
http://www.revistas.ufg.br/index.php/opsis

Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo e-mail:

revistaopsis@yahoo.com.br .


COMISSÃO EDITORIAL
 
Publicado: 2015-01-20
 

COMUNICADO AOS/AS COLABORADORES/AS

 
Caros colaboradores e colaboradoras,
A OPSIS trabalha com o sistema de recebimento de artigo por chamadas, caso submetam seu artigo fora de uma chamada o mesmo terá que esperar pelo próximo processo de avaliação. Isto pode acarretar uma espera maior dependendo da distância entra a data da submissão e a data final da chamada subsequente.
Atenciosamente
Comissão Editorial
 
Publicado: 2014-07-04
 
Outras notícias...

v. 14 (2014): Número Especial - Dossiê América Latina no contexto da Guerra Fria


Capa da revista


Logotipo do IBICT
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br

Visitantes: contador de visitas