Administração endovenosa de antibióticos e resistência bacteriana: responsabilidade da enfermagem

Autores

  • Heloisa Helena Karnas Hoefel Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
  • Liana Lautert Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v8i3.7083

Palavras-chave:

Erros de medicação, Enfermagem, Agentes antibacterianos, administração & dosagem, Erros médicos, enfermagem, Composição de medicamentos, efeitos adversos, Resistência bacteriana a drogas, Infecção hospitalar, microbiologia.

Resumo

O sucesso da terapêutica com antibióticos e o desenvolvimento da resistência bacteriana dependem de diversos fatores, sendo que os relacionados ao cuidado de enfermagem são o seu preparo e a sua administração. Objetivo: realizar uma revisão da literatura sobre falhas na administração de antibióticos analisando sua possível influência na resistência bacteriana. Delineamento: realizada uma pesquisa bibliográfica das fontes do LILACS e Medline. Métodos: realizada revisão bibliográfica sistematizada com pesquisa de artigos de 1994 a 2005 na Internet usando-se os seguintes descritores juntamente com enfermagem: resistência bacteriana, controle de antibióticos, infecções hospitalares, administração de medicamentos, erros de medicações e eventos adversos. Foram selecionados 58 artigos que apresentaram correlação com a enfermagem e/ou eram básicos na fundamentação brasileira ou internacional. Resultados: Foram descritos aspectos gerais sobre a resistência bacteriana, antibióticos e custos incluindo estratégias para prevenção da resistência e classificações de erros utilizadas internacionalmente. Conclusões: Baseado nesse conhecimento são recomendadas intervenções para implementação do cuidado de enfermagem prático e seguro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/09/2009

Como Citar

1.
Hoefel HHK, Lautert L. Administração endovenosa de antibióticos e resistência bacteriana: responsabilidade da enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2009 [citado 19º de abril de 2024];8(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7083

Edição

Seção

Artigo de Revisão