Avaliação da consulta de enfermagem aos pacientes com tuberculose na atenção primária à saúde

Autores

  • Déborah Raquel Carvalho de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bertha Cruz Enders Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Caroline Evelin Nascimento Kluczynick Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Larissa Soares Mariz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.32593

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Tuberculose

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a consulta de enfermagem aos pacientes com tuberculose. Estudo descritivo, quantitativo, realizado em município do nordeste brasileiro, com 60 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, mediante aplicação de questionário baseado no protocolo da consulta de enfermagem ao paciente com tuberculose do Ministério da Saúde. Elementos da coleta de dados eram mais abordados, ocorrendo, na anamnese e exame físico, a supervalorização das queixas (100% sempre investigavam) e da mensuração do peso do paciente (96,8% realizavam). Os diagnósticos de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação do plano terapêutico não eram realizados completamente e aspectos socioculturais eram subestimados. Essa fragmentação pode contribuir como deficiência na operacionalização do Plano de Controle da Tuberculose. A Consulta de Enfermagem, se ampliada científica e tecnologicamente pode favorecer o desenvolvimento dos programas de saúde e a minimização de entraves que permeiam o controle da Tuberculose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Déborah Raquel Carvalho de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN, Brasil. E-mail: deborahrco@hotmail.com.

Bertha Cruz Enders, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Natal, RN, Brasil. E-mail: bertha@ufrnet.br.

Caroline Evelin Nascimento Kluczynick Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UFRN. Natal, RN, Brasil. E-mail: carolinekluczynik@gmail.com.

Larissa Soares Mariz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UFRN. Natal, RN, Brasil. E-mail: larissamariz@gmail.com.

Publicado

31/03/2016

Como Citar

1.
Oliveira DRC de, Enders BC, Vieira CENK, Mariz LS. Avaliação da consulta de enfermagem aos pacientes com tuberculose na atenção primária à saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2016 [citado 28º de março de 2024];18:e1153. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/32593

Edição

Seção

Artigo Original