Genograma e ecomapa: desenhando itinerários terapêuticos de família em condição crônica

Autores

  • Cleciene dos Anjos Musquim Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem
  • Laura Filomena Santos de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem
  • Roseny Bellato Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem
  • Janderléia Valéria Dolina Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i3.17730

Palavras-chave:

Relações Familiares, Apoio Social, Doença Crônica, Desenhos, Enfermagem

Resumo

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo discutir a proposição de desenho interativo para as ferramentas de genograma e ecomapa que pudesse representar, ao longo do tempo, o modo como uma família vivencia o adoecimento crônico concomitante em dois de seus membros. Utilizamos a História de Vida Focal como estratégia metodológica para compor os desenhos como parte do Itinerário Terapêutico da família. Estas ferramentas propostas como desenhos interativos foram capazes de sistematizar, sintetizar e conferir visibilidade aos rearranjos familiares e redes para o cuidado tecidas ao longo da experiência de adoecimento. Embora ainda demonstrem limitações quando apresentados de modo impresso, tais desenhos ampliam a capacidade de expressar as diferentes espacialidades e temporalidades dessa experiência, bem como avaliar suportes e recursos existentes para que a família possa cuidar ou buscar o cuidado profissional, possibilitando que possamos pensar novas práticas de atenção em saúde e, nelas, as intervenções de enfermagem.

Descritores: Relações Familiares; Apoio Social; Doença Crônica; Desenhos; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleciene dos Anjos Musquim, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN/UFMT). Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: c.enf_am@hotmail.com.

Laura Filomena Santos de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta da FAEN/UFMT. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: laurafil1@yahoo.com.br.

Roseny Bellato, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta da FAEN/UFMT. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: roseneybellato@gmail.com.

Janderléia Valéria Dolina, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da FAEN/UFMT. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: jandidolina@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2013

Como Citar

1.
Musquim C dos A, Araújo LFS de, Bellato R, Dolina JV. Genograma e ecomapa: desenhando itinerários terapêuticos de família em condição crônica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2013 [citado 29º de março de 2024];15(3):654-64. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/17730

Edição

Seção

Artigo Original