INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Autores

  • Flávio Anderson Pedrosa Melo UFSCAR
  • Mey Abreu van Munster UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.36060

Palavras-chave:

Educação Física. Iniciação Esportiva. Deficiência Física. Habilidades Motoras

Resumo

Objetivou-se descrever um programa de iniciação esportiva em cadeira de rodas voltado a crianças com deficiência física com idade entre 06 e 10 anos. À luz da abordagem desenvolvimentista, a pesquisa caracterizou-se como um estudo descritivo com base empírica, tendo sido apresentadas as etapas estruturantes do programa, conforme detalhamento a seguir: compreensão da condição físico motora do participante; identificação dos cuidados e precauções; estabelecimento dos objetivos do programa; reconhecimento dos espaços; seleção dos conteúdos programáticos; planejamento das estratégias de ensino utilizadas; estrutura das aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Anderson Pedrosa Melo, UFSCAR

Doutorando em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal do São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

 

Mey Abreu van Munster, UFSCAR

Docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

PEDROSA MELO, F. A.; MUNSTER, M. A. van. INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i1.36060. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36060. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais