MEMÓRIAS DAS INFÂNCIAS: NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS EDUCADORAS

Autores

  • Márcio Xavier Bonorino Figueiredo Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, Brasil.
  • Luiz Carlos Rigo Escola superior de EducaçãoFísica

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i3.3540

Palavras-chave:

Infâncias, memórias, formação, educadoras

Resumo

Este artigo nasce dos memoriais, caminhos descobertos ao longo das reflexões propostas na formação de educadoras das Infâncias. Ao trabalhar com as memórias, fomos produzindo histórias, vivências, experiências e outras formas de ação no cotidiano da Escola. Utilizamos uma metodologia que contemplaram fragmentos de falas das educadoras, observações registradas no diário de campo, escritas das lembranças das infâncias, das brincadeiras, dos brinquedos, das marcas da escola guardadas nos baús dos tempos e da escola sonhada. Fomos relembrando nossas coisas de criança, escancarando os velhos baús e fisgando retalhos multicoloridos, com muitas formas, repletos de significados nas infâncias.

Palavras Chaves: Infâncias, memórias, formação, educadoras


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Xavier Bonorino Figueiredo, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, Brasil.

Doutor em Educação - Atua na Escola de Educação Física da UFPEL e na Faculdade de Educação Lider do Grupo de Pesquisa Cultura, Infância e Educação Infantil. Departamento de Desportos e de Educação.Coordena Curso de Especialização Educação Infantil. Orienta no Mestrado em Educação Física na linha de pesquisa - Educação Física, escola e sociedade.

Veja currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/2676816490576373 

Luiz Carlos Rigo, Escola superior de EducaçãoFísica

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação, especialização e no Mestrado. Também é Tutor do Grupo PET da ESEF/UFPel. Tem experiência na área de Educação e na área de Estudos Culturais em Educação Física com ênfase em Futebol, atuando principalmente nos seguintes temas: futebol, esporte, memória, epistemologia, educação e cultura

Veja currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/6346500488035941

Downloads

Publicado

2008-12-04

Como Citar

BONORINO FIGUEIREDO, M. X.; RIGO, L. C. MEMÓRIAS DAS INFÂNCIAS: NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS EDUCADORAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 261, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i3.3540. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/3540. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais