TORNANDO O "JOGO POSSÍVEL": REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA DO ESPORTE, OS FUNDAMENTOS DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS E A APRENDIZAGEM

Autores

  • Rubens Venditti Jr Unicamp, Metrocamp, Unasp, UnB
  • Marlus Alexandre Sousa Unicamp; UNB

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.1796

Palavras-chave:

do Esporte, iniciação esportiva, jogo, ensino reflexivo

Resumo

Este trabalho surge da necessidade de discussões sobre o papel educacional do profissional de educação física na aprendizagem esportiva e Pedagogia do Esporte. Relacionamos correntes teóricas da Pedagogia do Esporte com o ensino dos jogos desportivos coletivos. Para tanto, utilizamos como instrumento o jogo, ferramenta fundamental de ensino e oportunidade social, através de suas características lúdicas. O jogo pode contribuir para o desenvolvimento de valores éticos, sociais e morais, assim como para a construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida, fazendo uso da ludicidade e do ensino reflexivo. Ambos fundamentam nosso embasamento teórico para a atuação em Pedagogia do Esporte, trazendo mais oportunidades, opções de escolha e reflexões sobre nossa atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Venditti Jr, Unicamp, Metrocamp, Unasp, UnB

Graduado (licenciatura e bacharelado) em Educação Física na Faculdade de Educação Física da unicamp; Mestrado em Pedagogia do Movimento, na Faculdade de EF da UNICAMP; Linha de pesquisa de Aspectos Psicológicos do Movimento Humano e atualmente Aluno de Doutorado no mesmo departamento na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Universitário das Faculdades Metrocamp (Campinas) e UNASP (São Paulo) nas disciplinas Psicologia do Esporte,Educação Física Adaptada, Esportes Adaptados, Atividades Gímnicas e Pedagogia do esporte. Professor convidado e auxiliar em disciplinas e módulos de especialização; na UNicamp (Pedagogia do Esporte escolar), UNITAU (Educação Física Escolar), Treinamento ESportivo (Metrocamp) e Especialização à disTância (Unb-Brasília). Orientação de trabalhos de conclusão de cursos. Professor efetivo do estado de São Paulo (PEB II) em Educação Física Escolar no ensino fundamental de primeira a quarta série.

Marlus Alexandre Sousa, Unicamp; UNB

Profissional de Educação Física, graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Pesquisador e Estudante de Especialização à distância pela Universidade de Brasília (UnB)

Downloads

Publicado

2008-03-14

Como Citar

VENDITTI JR, R.; SOUSA, M. A. TORNANDO O "JOGO POSSÍVEL": REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA DO ESPORTE, OS FUNDAMENTOS DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS E A APRENDIZAGEM. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 47–58, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.1796. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1796. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática