EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS NA POSTURA VERTEBRAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA

Autores

  • Marcelo Costa de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Luziânia.
  • Mário Hebling Campos Faculdade de Educação Física/ Universidade Federal de Goiás
  • Alexandre Alves Meirelles Faculdade de Educação Fisica/ Unicamp
  • Marco Antonio Alves de Moraes Universidade Estadual de Campinas, Hospital das Clínicas, Centro de Saúde da Comunidade
  • René Brenzikofer Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.14603

Palavras-chave:

Locomoção, Biomecânica, Coluna Vertebral, Dor Lombar.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar os efeitos de um programa de exercícios na postura vertebral de dois indivíduos com lombalgia crônica inespecífica (29 e 38 anos; 1.80 e 1.86 m; 86 e 84 kg). A curvatura geométrica 2D da coluna, no plano sagital, foi quantificada com videogrametria na postura ortostática, na marcha (1.2; 1.5 e 1.8m/s) e na corrida (2.2; 2.6 e 3.0 m/s). Após o programa de exercícios, o padrão de movimento da coluna mudou. A amplitude de movimento diminuiu na região lombar. Ocorreu um aumento da lordose lombar e da cifose torácica. Além dessas alterações biomecânicas, houve diminuição do quadro álgico e melhora na função motora, sugerindo a adoção de um padrão de movimento mais apropriado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Costa de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Luziânia.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é aluno de doutorado no programa de pós graduação em Educação Física da UNICAMP, professor efetivo do Instituto Federal de Goiás, campus Luziânia, e pesquisador colaborador da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise cinética e cinemática, eletromiografia, locomoção e avaliação qualitativa e quantitativa da postura.

Mário Hebling Campos, Faculdade de Educação Física/ Universidade Federal de Goiás

Professor adjunto da Faculdade de Educação Física da UFG onde ministra as disciplinas de Biomecânica, Cinesiologia e Anatomia do Movimento Humano. Graduado em Esporte pela EEFE-USP (2002), Mestre e Doutor (2010) em Biodinâmica do Movimento Humano pela FEF-UNICAMP. É pesquisador na área de Biomecânica da Coluna Vertebral e atua no desenvolvimento de sistemas de análise movimento com filmadoras digitais de baixo custo.

Alexandre Alves Meirelles, Faculdade de Educação Fisica/ Unicamp

Possui graduação em Ciências - Habilitação Plena em Física pela Fundação Lusíada (1994). Atualmente é professor de fìsica do ensino médio e pré-ves da Sociedade Instrutiva Joaquim Nabuco LTDA.

Marco Antonio Alves de Moraes, Universidade Estadual de Campinas, Hospital das Clínicas, Centro de Saúde da Comunidade

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é coordenador do curso de fisioterapia e docente da Universidade Paulista e responsável pelo setor de fisioterapia - CECOM da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia

René Brenzikofer, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Departamento de Educação

PROFESSOR DOUTOR, FORMADO EM FÍSICA E EM ENGENHARIA ELETRO-MECÂNICA, DOUTOR EM FÍSICA PELA UNIVERSIDADE DE NEUCHÂTEL (SUIÇA) EM 1975. FOI PROFESSOR DO INSTITUTO DE FISICA GLEB WATAGHIN DA UNICAMP ATE 2003, QUANDO APOSENTOU-SE. EM 1986 FUNDOU O LABORATORIO DE INSTRUMENTACAO PARA BIOMECANICA (LIB) NA FACULDADE DE EDUCACAO FISICA (FEF) DO QUAL É UM DOS RESPONSÁVEIS. ATUALMENTE E PROFESSOR COLABORADOR VOLUNTARIO DA FEF E É PESQUISADOR DO LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO (LABEX) NO INSTITUTO DE BIOLOGIA DA UNICAMP. PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ÁREA DE BIODINÂMICA DO MOVIMENTO E ESPORTE, FEF, UNICAMP. ATUA NAS ÁREAS DE FÍSICA E BIOMECÂNICA DO EXERCÍCIO, COM ÊNFASE EM MECÂNICA, GERAÇÃO E TESTE DE MODELOS, INSTRUMENTAÇÃO, MEDIÇÃO DE VARIÁVEIS, TRATAMENTO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS EXPERIMENTAIS.

Downloads

Publicado

2011-09-14

Como Citar

PAULA, M. C. de; CAMPOS, M. H.; MEIRELLES, A. A.; MORAES, M. A. A. de; BRENZIKOFER, R. EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS NA POSTURA VERTEBRAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i2.14603. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14603. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais