Anúncios

Edição Atual

v. 28 (2025)
					Visualizar v. 28 (2025)
Publicado: 2025-03-31

Dossiê Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas

  • A discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física nos programas de pós-graduação: uma análise a partir de teses e dissertações publicadas de 2019 a 2024

    Paulo Magalhães Monard Nascimento, Cássia Hack
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82798
  • Tendências do currículo da formação superior em Educação Física: universalismo ou relativismo

    André Malina, Leon Ramyssés Vieira Dias, Jennifer Aline Zanela, Cássio Martins, Caroline Correia Maciel, Ângela Celeste Barreto de Azevedo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82892
  • Redimensionamento curricular dos cursos de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): um relato de experiência

    Martha Benevides da Costa, Jorge Lopes Cavalcante Neto, Rafaela Gomes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82819
  • O recuo da teoria na formação de professores de Educação Física

    Melina Silva Alves
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82897
  • Novas Diretrizes Curriculares de Educação Física: um estudo de caso envolvendo a Resolução n° 6 de 18 de dezembro de 2018 e professores da Universidade Federal de Sergipe

    Caiky Martins Nunes, Cristiano Mezzaroba
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81555
  • Formação em gestão do esporte no bacharelado em Educação Física no Brasil: revendo conteúdos e fundamentações

    Ivan Furegato Moraes, Cacilda Mendes dos Santos Amaral, Flávia Cunha Bastos
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82764
  • A sólida formação teórica de professores de Educação Física: identificando contradições e possibilidades na produção do conhecimento a partir do PGEDU/UFBA (2005-2022)

    Matheus Lima de Santana, Joelma de Oliveira Albuquerque
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82888
  • Subjetivações profissionais produzidas em um currículo de formação em Educação Física sob os marcos da resolução CNE/CES no 06/2018

    Glaurea Nádia Borges de Oliveira, Milena Oliveira Costa, Matheus Fernando Pereira Alves, Eslayne Silva Boa Sorte
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82831
  • Formação em Educação Física: a história se repete?

    Paulo Roberto Veloso Ventura, Júlio César Apolinário Maia
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82901
  • Resolução 06/2018 e a construção curricular dos cursos de Educação Física da ESEFID/UFRGS

    Eduardo Pinto Machado, Roseli Belmonte Machado
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81805

Artigos Originais

  • Didática do ensino superior: diálogos com a Educação Física

    Zenólia Christina Figueiredo, José Francisco Silva Sampaio, Virgínia Miranda Pereira, Francisco Eduardo Caparroz
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81563
  • Imagem corporal no contexto da Educação Física Escolar: um estudo com estudantes do Ensino Médio

    Natalia Maria Ferreira Santana, Maria Eduarda Ferreira da Conceição, Esther Santos Mendes, Ana Paula Rodrigues Figueroa, Viviane Maria Moraes de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.78837
  • Proposta de tematização das lutas corporais no Ensino Médio: a história da civilização humana

    Gabriela Conceição de Souza, Juliana de Jesus Pinheiro Peres
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80615
  • Características para especialização do goleiro de handebol: indicadores a partir do discurso de treinadores brasileiros da categoria sub-16

    Felipe Modolo, Rafael Pombo Menezes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81225
  • Disputas políticas por significação da educação física na BNCC: a busca por legitimação

    Guibison da Silva Cruz, Hugo Heleno Camilo Costa
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81519
  • Atividade física no tempo livre está associada com a saúde mental e a percepção de qualidade de vida de usuários da APS

    João Luiz Andrella, Elisangela Aparecida da Silva Lizzi, Gabriel Peinado Costa, Inaian Pignatti Teixeira, Javier Brazo-Sayavera, Átila Alexandre Trapé
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81787
  • Tematizando a saúde nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: um relato de experiência

    Cassira Ednatema França de Almeida, Victor José Machado de Oliveira, Leonardo Trápaga Abib
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82832
  • ENEM e a temática de gênero entre 2020-2023: avanços num cenário de censura e vigilância

    Fabiano Pries Devide, Mariana Claveria Lobo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80172
  • A dança dos blocos afro: uma análise no contexto do Ilê Aiyê

    Juliana Araujo de Paula, José Alfredo Oliveira Debortoli, Elisângela Chaves
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81149
  • Festival de dança na escola: o que dizem os/as estudantes nas aulas de Educação Física

    José Adriano dos Santos, Pedro Henrique Bezerra Oliveira da Silva, Lívia Tenório Brasileiro, Marcelo Soares Tavares de Melo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81395
  • Perspectiva de treinadores sobre o ensino do handebol feminino em projetos de contraturno das escolas de Manaus/AM

    Angélica Maria Pinto Fontes, Riller Silva Reverdito, Lucas Leonardo, Felipe Canan
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81573
  • Educação Física e corpo ideal: um estudo com acadêmicas

    Carla Chagas Ramalho, Ellen Thais Cordeiro Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82410
  • Práticas corporais de aventura e pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física

    Juliana Friço Gava, Erineusa Maria da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81231
  • Desafios docentes nas aulas de Educação Física: relações étnico-raciais e práticas lúdicas

    Manuele Alexandrina Lima, Denise Falcão
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80200
  • Nem uma doutrina, nem um método – apenas uma educação física eficiente para o Colégio Militar do Rio de Janeiro (1947-1948)

    Dayse Alisson Camara Cauper, Álvaro Camara de Pádua, Amarílio Ferreira Neto
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81220
  • Percepções de usuários de um CAPSad da região metropolitana do Recife sobre a atuação dos profissionais de Educação Física no cuidado em saúde mental

    Juliana Daniele de Araújo Silva, Ameliane da Conceição Reubens Leonidio, Ana Raquel Mendes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81574
  • As práticas corporais como dispositivo de cuidado em saúde mental e a praia como espaço de desinstitucionalização

    Heitor Martins Pasquim, Thales Lopes Anhas, Thais Santana de Araújo, Alfredo Villa de Siqueira Leite
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80085

Artigos de Revisão

  • Burnout em treinadores de futebol: uma revisão sistemática

    Welberton Nunes Resende , Leonardo Inácio de Oliveira , Guilherme de Oliveira Santos Silva, Cleiton Pereira Reis, Mauro Vinícius de Sá
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81967
  • Educação Física escolar e saúde: uma análise a partir do currículo da cidade de São Paulo

    Evelyn Helena Corgosinho Ribeiro, Victor José Machado de Oliveira, Douglas Roque Andrade, Paulo Henrique Guerra
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.83560
  • Atividades aquáticas e desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista – uma revisão sistemática

    Bianca Ayumi Hayakava, Claudia Godoy Dias, Bruno Marson Malagodi, Márcia Greguol
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.77702
  • Práticas dos profissionais de Educação Física na atenção psicossocial em saúde mental

    Luiz Fernando Lima Machado, Flávia Gonçalves da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.79866
  • O Desenvolvimento do Paradesporto no Brasil: uma revisão integrativa

    Themis Cristina Mesquita Soares, Maria do Desterro Ciriaco de Souza, Sara Taciana Firmino Bezerra
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80791
  • Trocando ideias sobre danças urbanas na Educação Física escolar

    João Victor Cruz Beija, Adriana Martins Correia, Lívia Tenorio Brasileiro
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.77834
  • Práticas Corporais de Aventura no ProEF: análise dos produtos educacionais e estratégias pedagógicas

    Vinicius Felipe Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81497
  • Focos temáticos das pesquisas sobre ‘aventura’ na Educação Física brasileira

    Alexandre Magno Guimarães, Humberto Luís de Deus Inácio, Ari Lazzarotti Filho
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81090

Ensaios

  • Trilhando as Bases Filosóficas da Educação Física Escolar: reflexões à luz da práxis

    João Pedro Stec, Vera Luiza Moro
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81561
  • Grupos de escuta com o professorado de Educação Física: uma possibilidade de acolhimento e de formação continuada

    Rafael de Lima Magalhães, Karoline Hachler Ricardo, Felipe Ventura Botomé, Elisandro Schultz Wittizorecki
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82718
Ver Todas as Edições