Retóricas de uma fé racional: superação e desejo na religião do consumo

Autores

  • Karla Patriota Bronsztein Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Carolina Cavalcanti Falcão Unifavip - Devry - Brasil.
  • Emanuelle Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.35859

Palavras-chave:

Religião do Consumo. Retórica da Superação. Retórica do Desejo. Igreja Universal do Reino de Deus.

Resumo

Este trabalho parte da perspectiva de instauração de duas retóricas (da “superação” e do “desejo”) como alicerce estrutural do que chamamos aqui de Religião do Consumo. A primeira tem expressão no discurso de conquista da IURD, materializado principalmente na posse de bens materiais. Esta, por sua vez, é a representação máxima da felicidade, prova da ação de Deus sobre a vida do fiel. A segunda, concebida como “do desejo”, se constrói discursivamente em processos que visam a sua própria moralização: “a moralização do desejo”, praticamente transformando-o numa “obrigação moral”. Por fim, tais perspectivas ancoram a emergência de uma fé racional, cujos pilares se encontram numa teologia de resultados, conhecida como Teologia da Prosperidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Patriota Bronsztein, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pós-doutora em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge - UK. Doutora em Sociologia e mestre em Comunicação pela UFPE. Professora do PPGCOM-UFPE e do curso de Publicidade e Propaganda da UFPE.

Carolina Cavalcanti Falcão, Unifavip - Devry - Brasil.

Mestre em Comunicação pela UFPE, é especialista em comunicação pública pelo IFPE e bacharel em comunicação/jornalismo pela UFPE. Professora de Jornalismo da Unifavip - Devry.

Emanuelle Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graduada em Comunicação pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL.

Referências

ALMEIDA, J. F.de. Trad. A Bíblia Sagrada. 2. ed. rev. e atual no Brasil. São Paulo: Sociedade Bíblica Brasileira, 1993.

BÍBLIA, N. T. Hebreus. Português. Bíblia Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. São Paulo: King’s Cross Publicções, 2007. cap. 11, vers. 1.

BÍBLIA, N. T. Paulo aos Romanos. Português. Bíblia Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. São Paulo: King’s Cross Publicções, 2007. cap. 10, vers.17.

BÍBLIA, A. T. Deuteronômio. Português. Bíblia Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. São Paulo: King’s Cross Publicções, 2007. cap. 28, vers. 13.

BÍBLIA, A. T. Levítico. Português. Bíblia Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. São Paulo: King’s Cross Publicções, 2007. cap. 20, vers. 24.

BRONSZTEIN, K. P. Nação dos 318: a religião do consumo na igreja universal do reino de Deus. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, ano 11, vol. 11, n. 30, p. 125-142, jan./abr. 2014.

CALVELLI, H. O fenômeno da ‘benzeção moderna’ à luz da teoria do consumo moderno. Interações – Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 4, n. 5, p. 49-64, 2009.

CAMPBELL, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

FERRARI, O. A. bispo S/A: A Igreja Universal do Reino de Deus e o exercício do poder. 3. ed. São Paulo: Ave-Maria, 2007.

GOMES, E. C. A era das catedrais: a autenticidade em exibição. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

HAGIN, K. Compreendendo a unção. Trad. Gordon Chown. Rio de Janeiro: Graça Editorial, 1983.

HERVIEU-LÉGER, D. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.

LIPTON, Peter. The Epistemology of Testimony. Studies in History Philosophy and Science Journal, London, v. 29, n. 1, p. 1-31, 1998. Disponível em:<http://www.hps.cam.ac.uk/people/lipton/epistemology_of_testimony.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2015.

MESQUITA, W. Um pé no reino e outro no mundo: consumo e lazer entre pentecostais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 13, n. 28, p. 117-144, 2007.

PATRIOTA, Karla. O show da fé: A religião na sociedade do espetáculo. Tese de Doutorado em Sociologia do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2008.

REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

RODRIGUES, K. F. Teologia da prosperidade, sagrado e mercado: um estudo sobre a Igreja Universal do Reino de Deus em Caruaru-PE. São Paulo: Edições ABHR: Edições FAFICA, 2003.

SERRA, P. O princípio da credibilidade na seleção da informação mediática. Revista Interamericana da Comunicação Midiática, Santa Maria, n. 1, 2003.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1996.

NAÇÃO dos 318 Rn: o segredo do sucesso. Produção de Bispo Macedo. São Paulo: 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hCcbQTFLJB8>. Acesso em: 26 jan. 2015.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

BRONSZTEIN, K. P.; FALCÃO, C. C.; RODRIGUES, E. G. Retóricas de uma fé racional: superação e desejo na religião do consumo. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 19, n. 1, p. 37–51, 2016. DOI: 10.5216/ci.v19i1.35859. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/35859. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos